Espaço Saúde 360º Algarve promove sessão informativa sobre a Doença de Alzheimer

Decorreu no passado dia 29 de março, no auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, mais uma edição da sessão ‘’Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer”.

Esta sessão teve como objetivo sensibilizar a comunidade idosa do Algarve sobre as demências através de informação credível, simples e objetiva, pretendendo contribuir para uma mudança de paradigma na forma como estas patologias são encaradas pela sociedade. Na sessão foram ainda analisadas as causas e formas de prevenção da doença, abordando o seu impacto no comportamento e na qualidade de vida do doente e da família, assim como clarificados os recursos (formais e informais) existentes para apoiar estes doentes e cuidadores, de forma a aliviar o impacto da doença.

Ter demência ou Alzheimer não é sinónimo de perda de identidade total e de qualidade de vide. Abordou-se esta temática, sendo oferecidas um debatidas um conjunto de estratégias de intervenção que mitigam a progressão da doença e consecutivamente favorecem o aumento do bem-estar da qualidade de vida do doente.

Esta é uma doença sem cura, mas é possível retardar a sua progressão através da adoção de um estilo de vida saudável, da prática de exercício físico, de uma alimentação equilibrada e de uma vida social ativa repleta de atividades que estimulem o cérebro. Ainda assim, em alguns casos é necessário o recurso a fármacos que devem ser receitados pelo médico de família, pelo psiquiatra ou pelo neurologista que segue o doente. “É imperativo que a população conheça a importância de um diagnóstico atempado, quais as principais causas e formas de prevenção da doença e como devemos cuidar e abordar uma pessoa com este diagnóstico” referiu Edite Reis, Coordenadora do Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal.

Nesta sessão participaram cerca de 50 pessoas, entre utentes do projeto, técnicos de saúde e da área social e membros da comunidade.

A iniciativa decorreu em parceria com a Alzheimer Portugal – Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer e contou com a participação da Dra. Edite Reis, Educadora Social e Coordenadora do Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal.

Últimos Artigos

Categorias